miércoles, 30 de abril de 2008

DEPARTAMENTO CIENTÍFICO

PLANO DE TRABAJO 2008-2011.


Responsável: Profa. Dra. Ana Márcia Silva [1]

Fevereiro de 2008.
JUSTIFICATIVA.

Raízes históricas semelhantes, grandes dificuldades sociais e o desafio frente processo de desenvolvimento que se encontra em curso, são elementos que aproximam os países latino-americanos e caribenhos no âmbito do Esporte, Educação Física e Recreação, como também em outros. A cooperação latino-americana no âmbito científico ainda é tímida, sobretudo frente à dimensão dos desafios a serem enfrentados. A falta de sistematização e disponibilidade de conhecimentos e informações em língua espanhola e portuguesa são outros dos problemas enfrentados neste campo específico. Questões como esta, talvez, sejam decorrência das profundas diferenças entre os sistemas de ensino, de formação profissional e de pesquisa, além das estruturas científicas serem pouco consolidadas em parcela significativa de nossos países.
A aspiração pela cooperação encontra-se presente há alguns anos e várias iniciativas nesta direção vêm ocorrendo em diferentes países latino-americanos. O desejo de articulação sistemática em torno da investigação científica e intervenção social, surgem dos não só da necessidade, como também da percepção das grandes possibilidades de avanço neste campo específico. As instituições e órgãos governamentais dos países latino-americanos buscam, inicialmente, articular-se para desenvolver esta rede de cooperação, visando o desenvolvimento justo e sustentável do continente e a construção de uma condição de vida digna para todos.



OBJETIVOS

Geral:

Impulsionar o Departamento Científico como pólo de apoio para construção de uma rede de cooperação acadêmica entre instituições de ensino e pesquisa e instâncias governamentais.

Específicos:

Propiciar a cooperação acadêmica no campo da Educação Física, das Ciências do Esporte e do Lazer em âmbito internacional;
Dar visibilidade às instituições e grupos de pesquisa do campo atuantes na América Latina e Caribe;
Divulgar as linhas e projetos de pesquisa e intervenção social concluídos e em andamento no Continente, assim como os periódicos acadêmicos e portais de pesquisa de acesso público;
Divulgar os editais de financiamento de pesquisa e intervenção social de âmbito internacional;
Dar visibilidade ao poder público e aos diferentes setores da sociedade a produção acadêmica do campo.



ETAPAS:
1. Ano 2008: Construir uma página na internet para o Departamento Científico Foro MERCOSUR Latinoamericano del Deporte, de la Educación Física y la Recreación e auxiliar na organizaçao do III Foro MERCOSUR Latinoamericano del Deporte, de la Educación Física y la Recreación.
2. Ano 2009- 2010: Consolidação do Departamento Científico do Foro MERCOSUR Latinoamericano del Deporte, de la Educación Física y la Recreación com açoes conjuntas em projetos de intercambio academico e de pesquisa.
Ano 2011: Projeçao da produçao academica latino-americana desde o Foro MERCOSUR Latinoamericano del Deporte, de la Educación Física y la Recreación.



BIBLIOGRAFIA

ALBAGLI, S & MACIEL, M. L. Informação e conhecimento na inovação e no desenvolvimento local. Revista Ciências da Informação. Vol. 03, nº. 33, 2004.
CARVALHO, Y. M.; LINHALES, M. A. Política Científica e Produção do Conhecimento. Goiânia, Editora da Universidade Federal de Goiás, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1992.
FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica. Buenos Aires:Calihue, 1999.
MASSARANI, L. & MOREIRA, I. C. Divulgación de la ciência: perspectiva histórica y dilemas permanentes. Revista Quark. Nº 32, abr-jun/2004.
YOGUEL, G. Desarrollo del processo de aprendisaje de las firmas: los espacios locales y las tramas produtivas. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998. (Universidad Nacional de General Sarmiento/Ar).
[1] Professora de Educação Física e Doutora em Ciencias Humanas.

No hay comentarios: